Segunda-Feira, 13/11/2017

Um outro, não menos importante, papel da Cerb!

por João Batista Matos de Andrade

Na cidade do Morro do Chapéu foi realizado o workshop Hidro Terra Brasil, entre 3 e 4 outubro, uma iniciativa da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), núcleo BA/SE, e o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.
Com o tema “Águas Subterrâneas: Fonte de Cidadania e Desenvolvimento”, o evento foi constituído de diversos cursos técnicos de curta duração, todos com aula prática de campo; contou com o essencial apoio da Cerb nos segmentos de perfuração de poço, teste de bombeamento, geofísica, além da participação de técnicos como instrutores dos cursos. O encerramento ocorreu numa mesa redonda pública, com livre participação dos habitantes da cidade.
Parodiando uma música dos Titãs, o povo não só quer água, quer também conhecimento e técnica! O papel do Estado (municipal, estadual e federal) deve, sempre que possível, ultrapassar as infraestruturas e, indo além, levar conhecimento ao cidadão.
Quantos danos ambientais, quantos desperdícios e mau uso da água são causados por falta de conhecimento? Como desabafou, para mim, anos passados, um pobre agricultor que escavava uma cacimba (poço manual) no tabuleiro de Nova Soure, seca aos 44 m de profundidade: “ se soubesse que aqui a água só começa aos 90m, não tinha perdido tanto tempo e dinheiro”!
Enfim, parabéns aos responsáveis pelo evento, aos patrocinadores, ao povo morrense e, particularmente, à Cerb. A participação da nossa empresa foi digna de elogios dos participantes e de orgulho para seus colaboradores que ali estavam.