Sexta-Feira, 07/07/2017

Sistema concluído pela Cerb beneficia 11.791 moradores do extremo oeste

Cristópolis, Angical e Cotegipe

Água tratada e de qualidade chega para 11.791 moradores dos municípios de Cristópolis, Cotegipe e Angical, no extremo oeste baiano. O sistema integrado de abastecimento de água foi construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e será entregue à população pelo governador Rui Costa.

A obra representa um investimento de R$ 29 milhões e 19 mil, com recursos do Ministério da Integração e Governo da Bahia, através do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e faz parte do Programa Água para Todos.  O sistema integrado atenderá às localidades de Missões de Aricobé, Brejo das Missões, Aricobé, Riachão e Lontra no município de Angical; Cantinho e sede municipal de Cristópolis e Reforma São Francisco de Assis em Cotegipe.  O manancial utilizado para captação da água é o Rio Grande na localidade Jupaguá, onde a Cerb implantou uma estação flutuante. O empreendimento conta ainda com seis estações elevatórias, sistema de adução, estação de tratamento, casa de química, sete reservatórios e rede de distribuição com 3.321 ligações domiciliares.

Essa é mais uma obra de infraestrutura hídrica do Programa Água para Todos que foi desenvolvido na Bahia e em 2011 esse modelo foi adotado pelo governo federal e ampliado para outros estados brasileiros.´´A chegada de água potável e de qualidade transforma a vida das pessoas. O governo da Bahia está promovendo o desenvolvimento sustentável no interior baiano com o aproveitamento dos recursos hídricos, por meio da exploração racional de mananciais,  perenização dos rios, perfuração de poços tubulares profundos e construção de sistemas de abastecimento de água”,  afirma  Marcus Vinicius Bulhões, presidente da Cerb.