Terça-Feira, 14/12/2010

Presidente da Cerb inspeciona obras em Capim Grosso e Mucugê

O governo da Bahia, através da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) , já concluiu 97% das obras do sistema integrado de abastecimento de água, esgotamento sanitário e melhorias sanitárias domiciliares nas localidades de Pedras Altas, Piabas, Mikaela, Várzea da Porta, em Capim Grosso e Caem. Mais de cinco mil pessoas serão beneficiadas. O presidente da Cerb, Cícero Monteiro, esteve recentemente no local, acompanhado de técnicos, para inspecionar as obras.

A captação da água é feita a  partir  do reservatório da Barragem de Pedras Altas, no município de Capim  Grosso, através de uma estação elevatória  equipada com dois conjuntos de moto-bomba  e levada por uma adutora de 13.915 de extensão.

A partir daí a água chega  a uma estação de tratamento, composta de casa de química, filtro, reservatório com capacidade para 200 m3, estação  elevatória  de água tratada e dois reservatórios  com capacidade para 40m3, na localidade de Pedras Altas.

A rede de distribuição tem 27 mil metros  e foram instaladas 1.050 ligações domiciliares.  Novecentas casas receberam melhorias sanitárias com a implantação de rede de esgoto que tem 13.112 metros de extensão. Foi construída ainda uma estação para  tratamento dos dejetos.

Esses empreendimentos diferem de outras linhas de ação, por  se tratar de um programa de intervenções integradas com a construção de sistemas de abastecimento de água, melhorias sanitárias, além da organização das comunidades envolvidas nos projetos, avalia Cícero Monteiro. Para isso, a Cerb construiu um centro comunitário com salão, dois sanitários, copa e sala para administração , onde serão oferecidos cursos profissionalizantes para pintor, pedreiro, eletricista e carpinteiro.

MUCUGÊ- Cícero Monteiro também esteve em Mucugê  para inspecionar as obras do sistema de esgotamento sanitário que está sendo construído na sede  e deverá ser entregue à população nos meados de julho deste ano. Essa obra é de grande importância para a região porque vai despoluir o Rio Mucugê  e  melhorar os níveis de saúde pública do município.

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS DA BAHIA