Quarta-Feira, 10/01/2018

Governo da Bahia leva água e agua e saúde aos moradores da zona rural de Caem

Com objetivo de melhorar as condições de vida e saúde dos moradores da zona rural da  Bahia, em especial do semiárido, com o fornecimento de água de boa qualidade, o Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vem promovendo o aumento da oferta de água, mediante a construção de sistemas de abastecimento.

Na zona rural do município de Caem, a Cerb implantou o sistema integrado de abastecimento de água, que vai atender as localidades de Monteiro e Bom Jardim, beneficiando 682 pessoas. A água captada de um poço perfurado pela empresa passa por estações elevatórias e  de tratamento, sendo distribuída à população por meio de uma rede com assentamento de 10.754 metros e  instalação de 200 ligações domiciliares. Os recursos são provenientes do Banco Mundial, no valor de R$730 mil.  Além do fornecimento de água de qualidade, foram implantados 47 módulos sanitários domiciliares, visando preservar as condições do meio ambiente e prevenir doenças.

A precariedade no abastecimento das comunidades rurais dispersas tem um efeito direto sobre a saúde da população, mas o Governo da Bahia vem transformando essa realidade. Ainda no município de Caem, na localidade de Cedro, mais um sistema de abastecimento de  água foi concluído, beneficiando 109 habitantes.  A captação é feita também a partir de um poço tubular perfurado pela Cerb. Com recursos oriundos do Banco Mundial, no valor de R$ 100 mil, foi implantada uma adutora de 740 metros; estação de tratamento composta de dosador de hipoclorito de cálcio; rede distribuição de 1.500 metros  e instalação das ligações hidráulicas para atender os 30 domicílios.

SISTEMA INTEGRADO-  Essas obras serão entregues à população pelo governador Rui Costa, que viaja para região, na próxima sexta-feira, dia 12 de janeiro.Na ocasião, também será assinada a ordem de serviço que autoriza o início de obras do sistema integrado de abastecimento d'água nas comunidades rurais de Poções, Várzea da Pedra, Varzea do Boi, Varzea Redonda e Zé da Costa, no município de Caem. O sistema vai beneficiar 1.104 pessoas e os recursos, no  valor total R$600 mil ,são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep.

Ainda no município de Caem, outras intervenções estão sendo feitas pela Cerb, empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), com o propósito de levar aos moradores da zona rural, dentro das disponibilidades da região, as condições mínimas de abastecimento de água, em quantidade e qualidade necessárias a melhoria das suas condições de vida e saúde.

No povoado Triângulo, a implantação do sistema simplificado de abastecimento, a partir de manancial subterrâneo, composto de estações elevatória e de tratamento, unidade de reservação, rede de distribuição com 2.565 metros de extensão, beneficiou 252 habitantes.

Na localidade de Barbalho, o sistema simplificado de abastecimento de água construído pela Cerb transformou a vida dos 55 moradores que não tinham acesso à água potável e de qualidade. Além disso, foram instalados sete módulos sanitários domiciliares, que visam evitar as doenças endêmicas  transmitidas por falta de saneamento básico.

Em Lajedinho  e Jirau, os poçoss perfurado apresentaram água salinizada, o que é comum na região do semiárido baiano. A empresa instalou unidades dessalinizadoras com chafarizes eletrônicos, que permitem transformar água salobra  em  potável. Os sistemas já foram concluídos, aguardando apenas a energização por parte da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). Quando os sistemas entrarem em operação vão atender  198 moradores. Todas as  obras na zona rural do município de Caem fizeram parte do Programa SWAP-Bahia.