Quinta-Feira, 14/09/2017

Governador Rui Costa inaugura sistema de abastecimento de água construído pela Cerb

Em visita ao município de Jeremoabo, a 322 km de Salvador, no semiárido do nordeste baiano, hoje, dia 14, quinta-feira, o governador Rui Costa vai inaugurar o sistema integrado de abastecimento de água que vai atender as localidades de Canabravinha dos Candis, Adriana do Alto e Olhos D’Água do Albino. A obra realizada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), vai beneficiar 358 habitantes que passarão a contar com água encanada e de boa qualidade. A construção do sistema é mais uma ação do Programa Água para Todos e o valor do investimento é de R$390 mil, oriundo do Ministério da Integração Nacional.

A água é captada de um poço tubular profundo perfurado pela Cerb e levada por uma adutora de 5 mil e 946 metros até os reservatórios, passando por um sistema de tratamento  composto de dosador de hipoclorito de cálcio. O sistema é composto ainda de uma casa de quadro de comandos, rede de distribuição, perfazendo um total de 5.664 metros com a instalação de  105 ligações domiciliares.

De acordo com Marcus Vinicius Bulhões, presidente da Cerb, o governo da Bahia, através do Programa Água para Todos, está aumentando a oferta de água em todo o Estado e em especial nessas comunidades, com objetivo de proporcionar o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e melhorar a vida dos moradores que não tinham acesso à água potável.

Rui Costa viaja também vai fazer a entrega de equipamentos agrícolas, inaugura obras e autoriza novos serviços no município. O primeiro compromisso, às 10h10, é a inauguração da reforma do Posto de Saúde Dr. Fausto de Aguiar Cardoso. Em seguida, às 10h40, Rui inaugura o Ponto Cidadão, localizado na Rua Duque de Caxias, 386, no centro da cidade. O novo Ponto Cidadão estará aberto ao público, de 7h às 13h, e terá capacidade para realizar aproximadamente quatro mil atendimentos por mês, com a emissão de carteira de identidade, de trabalho, CPF, antecedentes criminais e serviços do Ceprev e Planserv.

A unidade, que contará com seis funcionários, beneficiará mais de 153 mil habitantes do próprio município e das cidades circunvizinhas, como Macururé, Rodelas, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Novo Triunfo e Canudos. Atualmente, a rede SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, conta com 65 pontos de atendimento, dos quais 36 postos fixos, na capital, interior e região metropolitana e 26 Pontos Cidadão e três rotas do SAC Móvel.

No mesmo local, às 11h15, o governador entrega 11 tratores agrícolas com implementos para os 11 municípios da região. Durante a solenidade, serão entregues 473 certificados do Cadastro Ambiental Rural e assinada ordem de serviço para recuperação do acesso que interliga Santa Cruz a BR-110 e à sede municipal. Ao final do evento, Rui também autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a firmar nove convênios no âmbito do programa Bahia Produtiva, nos segmentos de apicultura, caprinovinocultura, bovinocultura e fruticultura.