Segunda-Feira, 03/07/2017

Festival Multicultural promove encontro de talentos cerbianos

O Festival Multicultural 2017 aconteceu nos dias 28 e 29 de junho na sede da Cerb em Salvador e no Núcleo Regional de Feira de Santana

Cantoria, poesia, teatro, artesanato, comidas típicas juninas, troca de livros, forró e confraternização marcaram o Festival Multicultural 2017, que aconteceu nos dias 28 e 29 de junho  na sede da Cerb em Salvador e no Núcleo  Regional de Feira de Santana. O grande escritor Graciliano  Ramos foi alvo das homenagens.  Sua obra Vidas Secas retrata o sofrimento do sertanejo em permanecer na terra. O diretor administrativo Marcelo Oliveira falou da importância da Cerb, ao longo da sua existência, e a vontade de se trabalhar cada vez mais  levando água, esse bem precioso e escasso no sertão, mudando vidas e transformando paisagens. Ele também agradeceu a toda equipe da Dises/DGEP pela iniciativa da realização do evento com a descoberta de novos talentos.

Em seguida a analista de informação, Ângela Fonsêca, narrou um texto de sua autoria, deixando a todos emocionados, sob o título”De Graciliano Ramos(1938) à Cerb (2017), onde ela relaciona a obra do escritor ao trabalho da Cerb, que tem contribuído muito para redução do atual flagelo social e  a redução do êxodo rural.

Outro destaque foi o teatro de fantoche, uma das formas lúdicas de abordagem aos moradores da zona rural, apresentado pela equipe do Departamento de Ações Sociais( DEAS). O texto é de autoria da assistente social Celeste Vinhas. A equipe do DEAS desenvolve diversas atividades na área de educação e organização comunitária no período de pré e pós empreendimento da Cerb na zona rural.

Na área da música, A Cantoria contou com a participação dos nossos colegas Edmundo de Oliveira,  Nelson Lima e Magno  Neto que soltaram o vozeirão,  levando a plateia ao delírio, com as músicas Chega de Saudade (Vinicius de Moraes), ABC Preguiçoso (Xangai) e  Onde quer que eu vá (Paralamas do Sucesso), sob a batuta do maestro Lindemberg Mello.

O festival também contou a participação especial da dupla sertaneja Godô e Nelsinho que recitaram um cordel sobre nossa Cerb. Em seguida Roqueline  Uzeda da Silva  recitou uma poesia de sua autoria intitulada “Palavras para um Poeta”, em homenagem  ao seu filho que completou 18 anos.  O primeiro dia do festival foi encerrado com a declamação da poesia “O Sertanejo”, de Gérson Francisco, lotado na DGEP.

O segundo dia do Festival Multicultural foi marcado pela apresentação do Coral da Cerb, recital de poesias, casamento na roça, quadrilha junina e finalização ao som do grupo Trio do forró. O evento, que integra o programa Qualidade de Vida, foi coordenado pela Divisão de Serviço Social (Dises).

O coral da Cerb realizou a abertura do evento interpretando canções como “Olha pro céu meu amor”, de Luiz Gonzaga, “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil, além de “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos.

Com muita irreverência, o casamento na roça, protagonizado por colaboradores da Cerb, levou sorriso aos lábios do público. O noivo, que já havia ‘pulado a cerca’ foi surpreendido por uma mulher grávida que tentou impedir o ato religioso alegando que o filho que esperava era seu. Diante da confusão, o rapaz acabou ficando com duas: a noiva que aguardava ansiosamente pelo ‘sim’, e a que mulher que estava à espera de um herdeiro.

Dando seguimento ao evento, damas e cavalheiros comemoraram o casamento na roça com as tradicionais coreografias da quadrilha junina. Encerrando o evento, o grupo Trio do Forró apresentou o melhor do forró, levando os cerbianos ao arrasta pé.

Feira de Santana

No Núcleo Regional de Feira de Santana, o Festival Multicultural aconteceu na tarde da última terça-feira (27). Como parte integrante do Programa de Qualidade de Vida “Viva Bem”, na vertente “Viva Bem Integrado”, o evento teve o objetivo de proporcionar um espaço no qual cada colaborador pudesse se expressar artística, social e culturalmente.

O evento carregou ainda a intenção de estimular a conexão entre os colaboradores e trazer ao ambiente corporativo a preservação da cultura nordestina, tão característica à atividade desenvolvida pela Cerb para a comunidade rural baiana.

Desta forma, os colaboradores tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades e seus talentos dentro de um espaço que agregou a “Feira de Artesanato”, “Canta Cerb e recital de poesias, torneio de dominó, feira de troca de livros e casamento na roça. As ações aconteceram simultaneamente enquanto o público foi embalado por um Trio de Forró que enalteceu a música tradicional e historicamente nordestina, a saber: forró. O evento foi coordenado pela Divisão de Serviço Social e executado pela divisão junto à comissão organizadora, da qual fizeram parte diversos colaboradores das diferentes áreas da Unidade, sem a participação dos quais não seria possível a realização da ação.