SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS

Quarta-Feira, 27/12/2017

Diretoria Colegiada faz um balanço dos resultados e traça metas para 2018

A  Diretoria Colegiada da Cerb se reuniu com seus colaboradores na tarde do último dia 20 de dezembro, no Auditório Cícero Monteiro, para fazer um balanço do ano de 2017 e apresentar as metas traçadas para 2018. O encontro contou com a participação especial do antropólogo, professor universitário e consultor em gestão de pessoas Carlos Linhares.

 O professor falou sobre as mudanças nas  relações das competências de liderança e as estratégias dentro da cultura organizacional de uma empresa. Essa gestão de mudança na Cerb vem acontecendo em razão da implantação do planejamento estratégico. “Todo o corpo funcional é responsável por essa mudança de forma estratégica, cultural, tecnológica e comportamental, o que vai gerar um impacto positivo no futuro da Cerb. Devemos compartilhar a mesma missão, visão e valores porque o planejamento estratégico pede essa mudança”, salientou o palestrante.

Logo em seguida a mestra de cerimônia Maylan  convidou a chefe de gabinete Dora Cavalcanti  para fazer uma retrospectiva das ações realizadas em 2017 pelas diretorias de Saneamento, Meio Ambiente, Administrativa-Financeira  e da Presidência  e os desafios   enfrentados   para atingir as metas.

DESAFIOS- O diretor de Saneamento, Antonio Matos, falou sobre as metas para 2018 com a implantação de 800 sistemas de abastecimento de água na zona rural da Bahia. “Neste ano, não conseguimos atingir o que estava programado em razão de diversos fatores externos, mas espero que o apoio de todos os colaboradores seja triplicado para cumprir esse desafio em 2018. Quero agradecer a todo corpo técnico pelo empenho e que seja redobrado no próximo ano”.

Ainda na área de saneamento, foram concluídos dois sistemas integrados de abastecimento de água, beneficiando 13.606 pessoas residentes nos municípios de Coribe e Inhambupe. Nessas duas obras foram investidos R$5,9 milhões.

   Na área social, os resultados foram bastante satisfatórios. Foram realizadas 13.277 visitas domiciliares; 465 reuniões comunitárias;160 atividades socioeducativas nas escolas; 501 localidades com trabalho social concluído; e 262 visitas às prefeituras.

Na área de projetos, foram elaborados nove sistemas básicos de sistema de abastecimento de água; seis levantamentos topográficos; apoio a regularização fundiária em diversos projetos; e 20 visitas técnicas para diagnósticos de sistemas.

RECURSOS HÍDRICos- Os resultados obtidos pela Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em 2017 foram apresentados pelo diretor Gilvan Lima. No ano de 2017, estavam previstos 570 poços, foram perfurados 523, sendo 71% aproveitáveis. ”Só não conseguimos ultrapassar a meta em razão de alguns entraves jurídicos”, salientou o gestor. Ainda este ano, foram realizados 443 testes de bombeamento realizados; 26 poços recuperados; 512 análises físico-química; e 819 poços locados. No segmento de barragens, em Baraúnas, o empreendimento já tem 12% concluído. Na Barragem de Ponto Novo, a implantação dos fusegates deverá ser concluída até o final de janeiro do próximo ano.

O diretor também anunciou outras realizações em 2017 como as desapropriações da área da Barragem Rio Colônia; estudos para implantação de fusegates em Pedras Altas,  com investimentos da ordem de R$ 260,7 mil. Foram realizadas ainda 45 visitas para inspeção, segurança de barragens e acompanhamento de obras; preparo de termo de referência para revisão periódica de sete barragens; elaboração de 18 planos de contingência e revisão de mais oito; e 67% da obra de recuperação da Barragem Cabeceira do Rio Utinga foram executados.

Para o ano de 2018, a meta é perfurar 700 poços, entre outras ações. Gilvan Lima agradeceu a cada um dos colaboradores da sua equipe pela dedicação e empenho nas ações realizadas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Com objetivo de fortalecer a instituição, a visão da Cerb foi reestruturadadentro do planejamento estratégicocomo forma de otimizar as ações, garantindo, até 2030, a oferta de água potável para as comunidades rurais e maximizar a infraestrutura hídrica no Estado da Bahia.

O gerente Glaubert Cerqueiraexplicou que no segmento de ampliação da disponibilidade hídrica, até 2030,  a Cerb pretende ampliar três barragens e construir  mais 10. No segmento de água subterrânea,  a empresa vai perfurar  mais oito mil poços tubulares profundos.

A chefe de gabinete Dora Cavalcanti apresentou os resultados da Diretoria da Presidênciae anunciou as metas para 2018, onde a Presidência pretende implantar o Plano Operativo Anual, em plataforma WEB, e o novo layout da Intranet. Os sistemas financeiros e contábil via RM serão integrados e receberão melhorias; o Centro de Informações será adaptado ao SEI. A Diretoria pretende ainda avaliar a viabilidade de implantação do Projeto GED; implantar e consolidar planejamento estratégico; revisar e adaptar novos fluxos e procedimentos; reestruturar o SG-Channel; fortalecer o Programa Água para Todos; reestruturar a Comissão Permanente de Licitação( CPL); e desenvolver e implantar Plano de Comunicação.

Em 2017, a Assessoria Jurídica concluiu 547 processos administrativos e realizou 227 audiências, entre outras ações.  Já a CPL, que também faz parte da Diretoria da Presidência, realizou 110 licitações.

A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação(CTIC) renovou todo o parque tecnológico da empresa; customizou a ferramenta do Água para Todos; expandiu os links na sede e núcleos regionais; implantou videoconferência; consolidou o sistema de Protocolo Corpore; e desenvolveu projeto de implantação do E-Social e Reinf.

 

A reunião foi encerrada com o discurso do presidente Marcus Vinicius Bulhões, que agradeceu a contribuição e esforço de cada colaborador. ´´Acredito que no próximo ano vamos conseguir superar todas as dificuldades. Diversos fatores externos acabaram influenciando  e contribuindo nos resultados almejados. As conquistas e realizações são fruto do trabalho de todos”. Em seguida, a mestre de cerimônia convidou o público para participar de um coquetel dançante com a presença do DJ Felipe Carvalho onde apresentou um mix de músicas.  

 

 

 

topo

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA HÍDRICA E DE SANEAMENTO DA BAHIA

AV. LUIZ VIANA FILHO, 300, 3ª AVENIDA - CENTRO ADMINISTRATIVO BAHIA.

SALVADOR BAHIA, CEP 41745-005 (71) 3115-8019/8024

37,757 visitas