Quarta-Feira, 17/01/2018

Concluída auditoria externa para certificação da Cerb

A Diretoria Colegiada da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia,  (Cerb) esteve reunida no último dia 9 de janeiro, para tratar da abertura da Auditoria Externa da ISO 9001:2008 do Sistema de Gestão da Qualidade. A reunião contou com as presenças do presidente Marcus Vinícius Bulhões,  que fez abertura dos trabalhos, juntamente com o assessor de Planejamento  e  Gestão,     GlaubertCerqueira; dos diretores Antonio Matos e Gilvan Santos Lima; dos gestores  Alexandre Sapucaia e Gildeneide Félix, representando a Diretoria Administrativa e Financeira, além das auditoras externas Ineiva Farias e Cláudia Nascimento, representando a empresa  Conceitos Certificadora Ltda.; e do gerente de Departamento de Hidrogeologia, Marcos Peixinho, Ana Lúcia Santos  e Consuelo Santos.

Com objetivo de verificar a conformidade dos processos relacionados ao escopo como gerenciamento, execução, fiscalização, recebimento de poços e testes de bombeamento     nas áreas envolvidas no processo como Assessoria da Presidência (Aspre); Assessoria de Planejamento (Asplan); Departamento de Hidrogeologia (DHID); Divisão de Manutenção de Máquinas e Veículos (Diman); Divisão Operacional (Diope);Departamento de Gestão Pessoal(DGEP); Divisão de Administração Pessoal (Divap); Departamento de Suprimentos(Desu) e DIVES, foi realizada uma auditoria externa com o acompanhamento das responsáveis pela manutenção do sistema de gestão de qualidade, as funcionárias Ana Lúcia Silva dos Santos e Consuelo Santos.

A equipe da Auditoria Externa, acompanhada da funcionária Bruna Maia do Departamento de Hidrogeologia (DHID), Bruna Maia,  se deslocou até a Fazenda Uruba, no município de Alagoinhas, para verificar todas as conformidades  dos serviços  da perfuração de um poço.

O trabalho contou com a participação do gerente  da Divisão    Operacional  (Diope), Wagner Nascimento Barros; da geóloga Carol Santos de Almeida; que foram  responsáveis pelos repasses das informações  dos procedimentos dos serviços in loco

O fechamento da auditoria externa aconteceu ontem , dia 16 de janeiro, às 9 horas, na Sala de Reunião da Presidência, tendo como resultado algumas oportunidades  de melhorias nos processos de certificação. O diretor de Meio Ambiente, Gilvan Lima, representando o presidente da empresa, agradeceu em nome da Diretoria Colegiada o empenho de todos envolvidos no processo alcançando os resultados esperados. A auditora externa  Ineiva  Farias destacou o trabalho  muito produtivo desenvolvido pela  Auditoria Interna da Qualidade da Cerb. “Ao longo da minha experiência com base em outras organizações constituídas, o trabalho dos auditores internos da Qualidade funcionou de forma diferente e se destacou . Ela também elogiou o Almoxarifado da empresa no núcleo de Feira de Santana, ressaltando  a   eficiência  em  relação ao controle e monitoramento de todo estoque pelos seus colaboradores lotados no Núcleo Regiona de Feira de Santana.

O assessor de Planejamento e Gestão, Glaubert Cerqueira, agradeceu de público as colaboradoras Consuelo Santos e Ana Lúcia Silva dos Santos pela dedicação e empenho para que a Cerb chegasse a esse patamar dentro do processo de certificação.

PRÓXIMO PASSO- A empregada pública Ana Lúcia Silva dos Santos  explica que agora o próximo passo é a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade para atendimento da ISO 9001, versão 2015. “O nosso processo passará por algumas modificações nos princípios da qualidade, buscando o engajamento das pessoas, tomada de decisão baseada em evidências, gestão de relacionamentos e o desenvolvimento dos serviços  com base na Gestão de Riscos”, salienta Ana Lúcia.