Terça-Feira, 03/10/2017

Cerca de mil pessoas beneficiadas com sistema que será construído pela Cerb

O governador Rui Costa autorizou a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) a dar início às obras de implantação do sistema integrado de abastecimento de água, que vai atender as localidades de Boa Vista do Lagamar e Assentamento Nova Esperança e Assentamento Nova Conquista na zona rural de Ibotirama, a 654 km de Salvador.

O sistema integrado beneficiará 921 pessoas com água tratada e de qualidade. A água será captada de estação flutuante em manancial superficial no Rio São Francisco e será levada através de adutora de água bruta, perfazendo um total de 5.196 metros. Após o tratamento em uma casa de química composta por dois filtros e quatro conjuntos de dosadores, a água tratada passa por uma adutora de 5.576 metros até os reservatórios.  O sistema é composto ainda de uma rede de distribuição de 4.086 metros com 270 ligações domiciliares. Os recursos são originários do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e o Governo do Estado da Bahia cominvestimentos no valor de R$750 mil.

O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, no último dia 28 de setembro, que esteve no município para entregar diversas obras. Na ocasião, ele inaugurou mais um sistema de abastecimento de água construído pela Cerb, na localidade de Pau de Sombra, no município de Ibotirama, no oeste do Estado da Bahia. Os moradores vivem uma nova realidade com água potável nas torneiras. A captação foi feita a partir de um poço perfurado pela Cerb. O sistema  é composto de adutoras, reservatórios, estação de tratamento, rede de distribuição  e ligações domiciliares. O investimento aplicado foi no valor de R$ 110 mil, oriundo do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e Governo do Estado da Bahia.