SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS

Terça-Feira, 12/01/2021

Água potável já é uma realidade para os moradores da zona rural de Capim Grosso

A partir de um poço tubular perfurado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, foi concluído, na localidade de Várzea Suja, a sete quilômetros da sede municipal de Capim Grosso, um sistema simplificado de abastecimento de água, com equipamento de dessalinização e dosador de cloro, beneficiando, assim, 26 famílias que não tinham acesso à água potável. A obra foi entregue hoje, dia 12 de janeiro, à comunidade pelo governador Rui Costa, que viajou para região.

A comunidade não dispõe de manancial de superfície perene e a alternativa encontrada pela CERB foi a perfuração de um poço tubular. Em razão de natureza geológica, a água apresentou um alto teor de salinização, proibida para ser consumida  na sua forma natural, o que pode provocar doenças graves. A solução definitiva encontrada pela empresa foi a implantação de dessalinizador que, por meio do sistema osmose reversa, torna a água potável para o consumo humano.

Com recursos no valor de R$ 105 mil, do Governo do Estado da Bahia, através do Funcep, a CERB, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), implantou o sistema, que é composto, além do dessalinizador, detrês unidades de reservação com capacidade para armazenar 10m³  de água, uma estação elevatória, adução e rede de distribuição.

topo

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA HÍDRICA E DE SANEAMENTO DA BAHIA

AV. LUIZ VIANA FILHO, 300, 3ª AVENIDA - CENTRO ADMINISTRATIVO BAHIA.

SALVADOR BAHIA, CEP 41745-005 (71) 3115-8019/8024

53,841 visitas