SALA DE IMPRENSA

NOTÍCIAS

Terça-Feira, 13/03/2018

Água potável e de qualidade chega às comunidades da zona rural de Várzea Nova

       Amanhã, dia 14, governador Rui Costa viaja para o município de Várzea Nova, a 442 km de Salvador, onde vai entregar mais seis sistemas de abastecimento de água com unidades dessalinizadoras e chafarizes eletrônicos, nas localidades de Quixabeira, Tuntum, Mata Mel, Piedade, Pau de Colher, Barro Branco e Boa Esperança, com investimento total de R$ 1 milhão e 369 mil, oriundo do Banco Mundial/SWAP,  beneficiando 699 pessoas. Os sistemas foram concluídos pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

Os seis sistemas de abastecimento de água concluídos estão numa região onde não existem mananciais de superfície perene e as comunidades rurais vinham   sofrendo com elevado déficit hídrico. A perfuração de poços tubulares pela Cerb foi a solução mais viável,porém, em razão da natureza geológica da região, a água é salobra.

A implantação de unidades dessalinizadoras, com dosador de hipoclorito de cálcio, foi a alternativa encontrada pela empresa. A água coletada dos poços tubulares passa pelos sistemas de dessalinização e é armazenada nos reservatórios. A partir daí, a água é distribuída de forma racional em chafarizes eletrônicos que fornecem água potável para o consumo humano.

Além dos dessalinizadores e outros equipamentos, foram instalados 53 módulos sanitários domiciliares.Visando à sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água concluídos  na zona rural de Várzea Nova,  as assistentes sociais da Cerb atuaram junto às comunidades, durante  a execução das  obras, implementando metodologias para agregar valores voltados à educação ambiental bem como para o uso racional da água e mudança do perfil epidemiológico.

 

 

 

 

topo

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA HÍDRICA E DE SANEAMENTO DA BAHIA

AV. LUIZ VIANA FILHO, 300, 3ª AVENIDA - CENTRO ADMINISTRATIVO BAHIA.

SALVADOR BAHIA, CEP 41745-005 (71) 3115-8019/8024

39,618 visitas