PROGRAMAS

AUMENTO DA OFERTA DE áGUA NA ZONA RURAL

Objetivo

O Programa tem como foco principal a ampliação do acesso de abastecimento de água para a população baiana. A Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) tem um papel importante como coordenadora executiva do comitê gestor, que é responsável pelo monitoramento, avaliação e difusão dos resultados do programa, tendo em vista que as ações serão executadas por diversos órgãos do Estado da Bahia.

Aumentar a oferta de água de qualidade e ampliar os serviços de saneamento básico ao longo dos próximos quatro anos, articulando a essas iniciativas componentes de sustentabilidade ambiental, como a proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes, mananciais e áreas de recargas; educação ambiental; melhorias habitacionais e projetos socioeconômicos.

Investimento

Para efetivar as suas ações, o programa disponibilizará  de recursos oriundos de fontes internacionais, federais e estaduais.

  

Abrangência

O programa abrange todo território baiano e tem como objetivo proporcionar o atendimento ao direito humano fundamental de acesso à água em qualidade e quantidade, prioritariamente para consumo humano, numa perspectiva de segurança alimentar, nutricional e de melhoria da qualidade de vida em ambiente salubre nas cidades e no campo.

 

Linhas de Ação

Linhas de ação:

 

1.Abastecimento de água  compreende a perfuração e operação de poços; a construção de cisternas para captação de água de chuva; a construção e operação de barragens; a implantação, ampliação e melhorias de sistemas de abastecimento de água.

 

 

2.Esgotamento sanitário  compreende a implantação e a ampliação e melhorias de sistemas de esgotamento sanitário e tratamento de efluentes associados à preservação de mananciais utilizados para abastecimento e a qualificação da saúde pública.

 

3.Saneamento integrado – compreende a implantação de sistemas de saneamento integrado: ações de abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de águas pluviais; coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos, aliados as intervenções de urbanização e de melhorias habitacionais.

 

4.Meio ambiente, projetos socioeconômicos e de geração de trabalho e renda – engloba ações voltadas para a construção de cisternas calçadão e barragens subterrâneas, recuperação de matas ciliares, nascentes e áreas de recarga, recuperação de áreas degradadas, preservação e conservação de mananciais de abastecimento, educação ambiental qualificada voltada às práticas sustentáveis nas atividades produtivas bem como aquelas referentes à melhoria das condições de vida e trabalho da população beneficiada.

 

Estas quatro linhas de ação compreendem também a elaboração de estudos e projetos necessários às intervenções e ao seu melhor aproveitamento e gerenciamento, bem como o desenvolvimento institucional dos órgãos e entidades participantes. 

topo

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA HÍDRICA E DE SANEAMENTO DA BAHIA

AV. LUIZ VIANA FILHO, 300, 3ª AVENIDA - CENTRO ADMINISTRATIVO BAHIA.

SALVADOR BAHIA, CEP 41745-005 (71) 3115-8019/8024

54,682 visitas