A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) é uma sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento- SIHS, e tem como missão garantir a oferta de água para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, com ênfase no saneamento rural. Ela é responsável pela execução de programas, projetos e ações de aproveitamento dos recursos hídricos e saneamento rural do Estado da Bahia. A empresa tem se destacado no atendimento às populações carentes do semiárido, sobretudo, no que se refere à perfuração de poços tubulares profundos, construção de sistemas integrados, convencionais e simplificados de abastecimento de água, aproveitamento de energias renováveis e implantação de tecnologias alternativas, além de outros serviços.
A nossa empresa é qualificada para o atendimento competente das demandas do meio rural, já que nela foram desenvolvidas as metodologias e técnicas apropriadas para atuar de forma mais ampla no meio rural. Dessa forma, a Cerb vem se destacando no atendimento às populações carentes. A Cerb adota a alternativa de construção de sistema simplificado abastecimento d’água em comunidades de pequeno porte, com população na faixa entre 100 e 500 habitantes, a depender da disposição das residências, por ser a mais viável economicamente e de fácil manutenção por pessoas da própria comunidade. Quando as comunidades rurais são de maior porte, com população superior a 500 habitantes, a alternativa de atendimento às demandas é a da construção de sistema integrado ou convencional de abastecimento de água.
Desde sua origem, a Cerb ocupou posição de destaque na área de perfuração de poços tubulares destinados ao abastecimento de água às populações rurais, indústrias, hospitais, construção de estradas, entre outros. A empresa teve efetiva participação na implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, perfurando o poço pioneiro no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – CEPED , em 1972. Ao longo dos anos, dotou inúmeras indústrias de infra-estrutura hídrica , por meio de perfuração de poços tubulares profundos, visando à exploração de aqüíferos sedimentares de altas vazões, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da Bahia.
Para exercer tais atividades, a Cerb conta com uma equipe especializada formada, em sua maioria, por engenheiros, geólogos e técnicos, capacitados para a elaboração e execução de projetos. Os nossos colaboradores estão distribuídos entre a sede em Salvador e mais 11 núcleos regionais situados em alguns dos principais municípios baianos como: Feira de Santana Barreiras, Caetité, Juazeiro, Irecê, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
A Cerb foi criada pela Lei nº 2.929 de 11 de maio de 1971, vinculada à Secretaria do Saneamento e Recursos Hídricos, porém, só começou efetivamente as suas atividades em janeiro de 1972 quando todas as formalidades foram concluídas. Em 22 de maio de 1991, de acordo com a Lei nº 6074, a empresa passa a integrar a Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Habitação. Em 20 de dezembro de 2002, é sancionada a Lei nº 8.538 e a Cerb é integrada a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em 6 de junho de 2008, a Cerb passa a denominar-se Companhia de Engenharia Ambiental. Em 4 de maio de 2011, entra em vigor a Lei nº 12.212 ,que modifica a estrutura organizacional do Poder Executivo Estadual, a denominação da Cerb passa a ser Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia.
Em 11 de dezembro de 2014, conforme a Lei 13.204 publicada no Diário Oficial e sancionada pelo então governador Jaques Wagner , a estrutura organizacional da Administração Pública do Poder Executivo Estadual foi modificada. A Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) teve a sua denominação alterada. Agora passa a denominar-se Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia -Cerb.
Veja as leis na pasta Sala de Imprensa Publicações.