A CERB

HISTóRICO

 

A Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) é uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, e  tem como missão garantir a oferta de água  para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, com ênfase no saneamento rural. Ela é responsável pela execução de programas, projetos  e ações de aproveitamento dos recursos hídricos  e saneamento rural do Estado da Bahia.A empresa  tem se destacado  no atendimento  às populações carentes do semi-árido, sobretudo, no que se refere à perfuração de poços tubulares profundos, construção de sistemas integrados, convencionais e simplificados de abastecimento de água, aproveitamento de energias renováveis e implantação de tecnologias alternativas, além de outros serviços.

 A nossa  empresa é qualificada para o atendimento competente das demandas do meio rural, já que nela foram desenvolvidas as metodologias e técnicas apropriadas para atuar de forma mais ampla no meio rural. Dessa forma, a Cerb vem se destacando no atendimento às populações carentes. A Cerb adota a alternativa de construção de sistema simplificado abastecimento d’água  em comunidades de pequeno porte, com população na faixa entre 100 e 500 habitantes,  a depender da disposição das residências, por ser a mais viável economicamente e de fácil manutenção por pessoas da própria comunidade. Quando as comunidades rurais  são de maior porte, com população superior a 500 habitantes, a alternativa de atendimento às demandas é a da construção de sistema integrado  ou convencional de abastecimento de água.

 Desde sua origem, a Cerb ocupou posição de destaque na área de perfuração de poços tubulares destinados ao abastecimento de água às populações rurais, indústrias, hospitais,construção de estradas, entre outros.  A empresa teve efetiva participação  na  implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari, perfurando o poço pioneiro  no Centro  de Pesquisa e Desenvolvimento – CEPED , em 1972. Ao longo dos anos, dotou inúmeras indústrias de infra-estrutura  hídrica ,  por meio de perfuração de poços tubulares profundos, visando a exploração de aqüíferos sedimentares de altas vazões, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da Bahia. 

Para exercer tais atividades, a Cerb conta com uma equipe especializada formada, em sua maioria, por engenheiros, geólogos e técnicos, capacitados para a elaboração e execução de projetos. Os nossos colaboradores estão distribuídos entre a sede em Salvador e mais 11 núcleos regionais situados em alguns dos principais municípios baianos como: Feira de Santana  Barreiras, Caetité, Juazeiro, Irecê, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

 A Cerb foi criada  pela Lei nº 2.929 de 11 de maio de 1971, vinculada à Secretaria do Saneamento e Recursos Hídricos, porém, só começou  efetivamente as suas atividades em janeiro de 1972  quando todas as formalidades foram concluídas. Em 22 de maio de 1991, de acordo com a Lei nº 6074, a empresa passa a integrar  a Secretaria de  Recursos Hídricos, Saneamento e Habitação. Em 20 de dezembro de 2002, é sancionada a Lei nº 8.538 e a Cerb é  integrada a   Secretaria  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Em 6 de junho de 2008,  a Cerb passa a denominar-se  Companhia de Engenharia Ambiental. Em  4 de maio de 2011,  entra em vigor a Lei nº 12.212 ,que modifica  a estrutura organizacional   do Poder Executivo Estadual,  a denominação da Cerb passa a  ser Companhia de Engenharia Ambiental  e Recursos Hídricos  da Bahia. A sua estrutura organizacional e funcional, bem como a definição de suas competências, inclusive das unidades organizacionais que a compõem, serão definidas em seu Estatuto Social e Regimento Interno.

Ver leis na pasta  Sala de Imprensa Publicações.

 

 

 

topo

CERB - COMPANHIA DE ENGENHARIA AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS DA BAHIA

AV. LUIZ VIANA FILHO, 300, 3ª AVENIDA - CENTRO ADMINISTRATIVO BAHIA.

SALVADOR BAHIA, CEP 41745-005 (71) 3115-8019/8024

21,938 visitas