A CERB

GOVERNO DA BAHIA CELEBRA CONVêNIOS COM 187 MUNICíPIOS E A CERB VAI ATENDER 66

Convênios e ordens de serviço voltados para diversas áreas, como recursos hídricos saúde, esportes e agricultura foram assinados pelo governador Rui Costa e prefeitos de 187 municípios baianos na tarde da última segunda-feira,  no auditório da sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, mais de 300 pessoas acompanharam a assinatura dos documentos, que reúnem recursos superiores a R$ 81 milhões, sendo que  a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento  da Bahia (Cerb) vai investir  mais de R$ 15 milhões  em 66 municípios e 94 localidades.

A Cerb vai implantar sistemas simplificados de abastecimento de  água, para atender 18 mil e 112  pessoas, que vivem  em comunidades dispersas  na zona rural da Bahia  e não tem acesso à água potável  e de qualidade. Municípios beneficiados e suas respectivas localidades: Abaré(Aldeia Nossa Senhora da Conceição);Agua Fria (Jacaré e pau Ferro);Alcobaça(Papagaio e Aparaju); Angical (Lagoa da Cerca); Antonio Gonçalves (Olhos d´Água);Aracatu (Baraúnas);Baianopolis (Queimado);Barra(Baixão das Galinhas, João do Mato e Viana);Barra do Mendes (Ferreira e Milagres); Barreiras (Fazendinha, Cachoeira do Rio de Ondas e Mucambinho); Barro Alto (Cabaceiras); Biritinga (Candeal);Boa Nova (Lagoa das Pedras);Bonito(Ribeiro); Boquira (Lagoa do Meio);Campo Alegre de Lourdes(Velame/Alegria); Canarana(Lagoa Clara I); Canavieiras (Lagoa do Rocha); Caravelas(Km 60); e Cansanção((Lagoa do Frade).

Outros municípios beneficiados com as obras da Cerb. São eles: Cocos (Varzea Grande);Conceição do Almeida (Gameleira e Vicente);Conceição do Jacuípe (Bessa); Conde(Assentamento Novo, Paraíso e Souza); Cotegipe(Caraíbas, Assentamento Rio e Grandes Bois);Cravolandia (Cama de Vara); Cristópolis (Aroeira e mata Velha); Cruz das Almas(Piabas); Encruzilhada(Sossego); Itabela(Fazenda Proteção); Itanhem  (Sta. Rita do Planalto); Itapebi (Ventana); Jaguaquara (Assentamento Lagoa Dantas ou Três Riachos);Jequié(Monte Branco);Lajedo do Tabocal (Calembe); Malhada de Pedras  (Fazenda Lagoa das Cacimbas);Nova Canaã(Barro branco e Coco Doce); Olindina(Bentinhos); Oliveira dos Brejinhos(Curralinho);Paratinga(BarreiromGrande das Caatingas);Pilão Arcado(Brejo da Serra);Pindaí(Arrozinho e Mucambinho); Piripá(Queimadas);Riacho de Santana(Lagoa do Lajedo e Poço Dantas); Rodelas (nova Atikum):Sta. Maria da Vitória(Pau de Colher);Sta. Terezinha(Pedra Branca, Taquari e cercadinho); Santana(Lagoa dos Cavalos, Sítio do Meio e Pintadinho);Seabra(Estivinha);Sento Sé (S. Pelegrino);Simões Filho(Dandá); Tucano (Tucano de Fora):Valença(Pedra Lisa);Vereda(Massaranduba); e Wenceslau Guimarães (Rosário).

Outros convênios da Cerb para ampliação da oferta de água na zona rural água foram celebrados com as prefeituras municipais de Bonito, Brumado, Gloria, Itaeté, João Dourado, Milagres, Novo Horizonte, Paratinga e Serra do Ramalho para a liberação  de  92 mil e 707 metros de  material hidráulico, tubos de diversos diâmetros, além de oito reservatórios de 10 metros cúbicos, que vão beneficiar  duas mil e 154 pessoas. O valor investido pelo Governo da Bahia foi de R$ 1 milhão e 211 mil. De acordo com o presidente da Cerb, a empresa será responsável pelo desenvolvimento e orientação técnica dos projetos de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e as ações serão desenvolvidas pelas prefeituras que são responsáveis pela implantação das obras.